quinta-feira, 19 de abril de 2012

Queremos parabenizar a todas e mais ricas distintas culturas indígenas,responsável pelo um lindo e rico cenário cultural.Um povo que sobreviveu ao um longo e trágico processo de existência.
Parabenizamos em especial  A TRIBO XUCURU .


E aqui registramos a saudade eterna do Cacique Xicão,e parabenizamos a força e luta do seu filho Cacique Marcos.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

  Este livro representa um marco na obra literária de Monteiro Lobato. Urupês
Monteiro Lobato: o precursor da literatura infantil no Brasil
          Hoje celebramos o aniversário de Monteiro Lobato-Notável escritor
Contista, ensaísta e tradutor, este grande nome da literatura brasileira nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. 

Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. 

Suas personagens mais conhecidas são: Emília, uma boneca de pano com sentimento e idéias independentes; Pedrinho, personagem que o autor se identifica quando criança; Visconde de Sabugosa, a sabia espiga de milho que tem atitudes de adulto, Cuca, vilã que aterroriza a todos do sítio, Saci Pererê e outras personagens que fazem parte da inesquecível obra: O Sítio do Pica-Pau Amarelo, que até hoje encanta muitas crianças e adultos. 

Escreveu ainda outras incríveis obras infantis, como: A Menina do Nariz Arrebitado, O Saci, Fábulas do Marquês de Rabicó, Aventuras do Príncipe, Noivado de Narizinho, O Pó de Pirlimpimpim, Reinações de Narizinho, As Caçadas de Pedrinho, Emília no País da Gramática, Memórias da Emília, O Poço do Visconde, O Pica-Pau Amarelo e A Chave do Tamanho. 

Fora os livros infantis, este escritor brasileiro escreveu outras obras literárias, tais como: O Choque das Raças, Urupês, A Barca de Gleyre e o Escândalo do Petróleo. Neste último livro, demonstra todo seu nacionalismo, posicionando-se totalmente favorável a exploração do petróleo apenas por empresas brasileiras. 

No ano de 1948, o Brasil perdeu este grande talento que tanto contribuiu com o desenvolvimento de nossa literatura.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Defender e difundir o livro, fomentar a leitura, conquistar novos leitores,esse é o objetivo !!!
                    Lúcia Fagundes
Aguardem !




 Sabatina da  Leitura
Novidades !

Recebemos novos livro.Visite-nos !
 Eis alguns:





















O ato de ler é imprescindível ao indivíduo, pois proporciona a inserção do mesmo no meio social e o caracteriza como cidadão participante. 


                                          Patricia-Bibliotecária
Ler é adquirir conhecimento
                                                                                                           Zita- Bibliotecária
A leitura é um um instrumento de comunicação e de integração social. 
                                                                                      Rose - Bibliotecária

Importância da Leitura

A leitura é um passaporte para novos horizontes                                        Evanira- Coordenadora da Biblioteca São José

Vinicius de Moraes

Aquarela - Toquinho

quarta-feira, 11 de abril de 2012


TRIBUTO AO LIVRO


(poeminha do prazer)
O sumo prazer humano
Sente o ser que é seduzido
Não apenas pela leitura
Mas, sobretudo, pelo livro
Porque o livro é o corpo
E a leitura, o espírito…


Autor- Bruno Bezerra

SUGESTÕES - ATIVIDADES DE LEITURA. Fonte:-wwweducacaoevariedadesblogspotcom


LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
 Leitura e escrita são atividades que, desde quando o homem sentiu necessidade deampliasuaformas de comunicação, andarajuntas. Não se concebna atualidade,atividades de leitura e escrita de forma dissociada. Assim, para que o aluno seja um bomescritor é necessário que ele seja também um bom leitor. Bom leitor no sentido de interpretar de forma coerente e critica, algo lido. Desta forma, além das atividades de produção de textos propriamente ditas, é importante que o professor tenha a preocupação de estar atento a quatroaspectos que o leitoatendquandlê: percepção da palavra, compreensãoreação eintegração. Isto quer dizer que, ao ler, nossos alunos além de RECONHECEa palavraescrita devem COMPREENDER o que leu, isto é, ligar a palavra ao seu significado; REAGIR À LEITURA, qusignificgostar ou do quleu, qudenota subjetividade;INTEGRAR, ou seja, relacionar o que leu com outras partes do texto e com as suasexperiências anteriores sobre o assunto.Isto ocorrendo vai favorecer o desempenho do aluno enquanto produtor de um texto.Além daatividades de leitura, quenvolvem situõede interpretação,desenvolvimento da linguagem oral (saber ouvir e falar), quando trabalhamos produção detexto com nossos alunos devemos estar atentos a alguns aspectos importantes para que elessejam capazes de produzir textos originais, criativos, coesos, coerentes.Dessa forma, para um bom desempenho do aluno em situações de leitura e produçãode texto faz-se necessário promover o desenvolvimento da sua capacidade de criação, deobservação, de reflexão,de discriminação, de participação, de cooperatividade, de decisão e deação. Como sugestões para que isto ocorra apresentamos as seguintes atividades:
. PARA DESENVOLVER A IMAGINAÇÃO:
-Narre, para seus alunos, o final de um filme e peça que eles imaginem o início.-Seleciongravuras de umhistória completa. Retirumdacenapara os alunosrecomporem de outras maneiras a história apresentada-Peçseualunopara:
observar o ambiente da sala de aula. Do ambiente ele deverá escolher um objeto(enfeites, materiais escolares, móveis...) e descrever o que ele representa, comoele se sente, qual sua finalidade, etc.;Imaginar e escrever sobre:
Como as pessoas viveriam em casas só de vidro?
Como seria o mundo se todas as coisas fossem vermelhas?
O que aconteceria se as bicicletas fossem os únicos veículos de uma cidade?
Como seria o mundo se os pássaros vivessem só em gaiolas?
Se pudesse morar na lua ou em marte? Qual desses lugares escolheria? Quandomudaria para lá? O que e quem levaria?Solicitar aos alunos:
Criar um personagem fundamentado no real ou na fantasia. professora dá oroteiro conforme achar conveniente.Exemplo de roteiro: Peso altura:Cor da pele e dos olhos:Idade:
 
Local onde mora (cidade, campo, praia):Companheiros:Profissão:De que mais gosta:De que menos gosta:Está longe ou perto:Qual seu objetivo:Como se comporta diante da chegada de uma pessoa.partir do roteiro o aluno poderá desenhar o personagem e, usando o códigoverbal escrito, criar um texto.
Organizar por escrito uma festa de aniversário
Imaginar e escrever um diálogo entre:- Duas pessoas- O rio e um barco- Uma porta e uma janela- O lápis e o caderno- A mãe e o filho- A professora e o aluno- A chuva e o vento- A lua e a noite- O sol e o dia- O sorriso e a lágrima
Informação para o professor
: Antes de sugerir que o aluno escreva um diálogo o professor deve ter o cuidado de apresentar situações orais e leitura de diálogos para exploração doassunto, pontuação, conceito. Deve ainda, coletivamente, criar diálogos escritos